quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Artesanato com Areia Colorida



Origem_Silicogravura

Passada de geração por geração, é contado que a arte com areia colorida teve sua origem em uma senhora da cidade de Aracati, no estado do Ceará, por volta da década de 40. Na época, ele fazia apenas desenhos geométricos de muita simplicidade, com uso de instrumentos naturais, como por exemplo: palitos de coqueiros e funis de folha de mamona, e argila de diversas cores.

Com o passar do tempo, os seus descendentes e todos os que se interessaram pela arte foram aprimorando as técnicas, sendo capazes depois de muito treino e domínio das habilidades, de reproduzir paisagens típicas da região com a utilização de utensílios de arame e palhetas bem afiadas e conchas feitas de armação de guarda-chuva.

A areia era retirada de falésias das praias de Morro Branco e Majorlândia, litoral do Ceará, e passada por um processo de "afinamento" e tingida em algumas cores. Existem mais de 5 cores naturais, cores essas que também passavam pelo mesmo processo para só assim se realizar o trabalho nas garrafinhas. Hoje, para preservação do meio ambiente, as areias naturais já não são mais usadas, a areia branca é tingida artificialmente em diversas cores e tonalidades.

Enviado por artesanatonarede